terça-feira, 18 de dezembro de 2012

7 livros para descobrir a fantástica literatura nacional

A idéia para essa "coluna" do blog surgiu na minha faculdade, mais especificamente no jornal que fizemos para o nosso projeto. Resolvi aproveitar, porque afinal é uma boa idéia. Espero que curtam...

Para inaugurar a coluna vamos falar sobre literatura nacional. Sobre um estilo que eu realmente adoro: ficção fantástica.

Nos últimos tempos pode-se notar que surgem centenas de livros com a temática fantástica. Esse é um mundo que encanta milhares de pessoas ao redor do mundo, e os brasileiros não ficam atrás. Mas oque acontece é que esse mercado ainda é dominado pela literatura estrangeira, mais especificamente pelos EUA (nada contra, eu também gosto de diversos escritores de lá, embora nem tanto do país em si). Assim, pouca gente lembra de olhar para o mercado nacional. O que é uma pena, pois ele é muito rico. Existem aqui livros maravilhosos, tão bons, se não mais, quanto o livros de fora. E aqui eu venho apresentar, ou te relembrar, de alguns livros fantásticos nacionais. Lembre que esta lista possui um bocado de minha opinião pessoal, e uma pitada da opinião alheia, sendo assim, você pode, ou não concordar comigo. Divirta-se e boa viagem.


1 - Lua das Fadas, de Eddie Van Feu
Sinopse: Quando sua melhor amiga, Analice, desaparece, Bianca recebe pistas de que ela pode estar no Reino das Fadas. Com a ajuda do anjo Zacariel, ela parte em uma viagem por um reino encantado fascinante e cheio de mistérios, mas que também esconde muitos perigos. Regras devem ser seguidas e passos devem ser dados com cuidado para que Bianca possa encontrar a amiga e voltar a salvo para seu próprio mundo.
Observações: Eu simplesmente amo esse livro. Aliás, eu sou muito fã da autora, na minha opinião, umas das melhores autoras da atualidade. O livro é bem leve e gostoso de se ler. Ele conta também com uma continuação chamada "O Trono sem Rei". Você pode comprar o livro pelo site da Editora Linhas Tortas (aqui) e ele ainda vem autografado.



2 - Os Dragões de Titânia, de Renato Rodrigues
Sinopse: A vida era dura na Ilha de Argos! Piratas, armaduras amaldiçoadas, magia negra, elfos malignos e tiranos ensandecidos. Esta é uma história que começa nessa ilha de preconceitos cercada de hostilidade por todos os lados, onde pessoas comuns resolvem pegar em espadas e arcos para combater um governo ditador. “Existe o dia de planejar e o dia de lutar”, alguém lhes disse certa vez. E existe o dia de vencer e o dia de perder. Falando nisso, você sabe que dia é hoje?
Observações: Esse é outra que figura entre meus favoritos. O Renato (que por curiosidade é marido da Eddie, a autora do livro ai de cima ;) ) é uma das melhores revelações nos livros de fantasia que li recentemente. A série é muito envolvente e você realmente se apega aos personagens. No momento existem dois livros que são: "A Batalha de Argos" e "A Queda do César". Compre pelo site da editora Linhas Tortas (aqui).


3 - Crônicas dos Senhores de Castelo, de G Brasman e G Norris
Sinopse: Há muitas eras uma batalha foi travada em todo Multiverso. Para garantir o equilíbrio foi criado um grupo de combate chamado de Senhores de Castelo. Depois de anos de guerra a paz foi conquistada e por três milênios eles zelaram pela harmonia e prosperidade do mundo. Mas a paz fica ameaçada quando a princesa guerreira Laryssa tenta reativar o poder do Globo Negro. Em seu caminho estão Thagir e Kullat, dois Senhores de Castelo. Tem início então uma jornada que decidirá o destino de todo um planeta.
Observações: O que os encontros fortuitos não são capazes hein? Eu não me lembro como este livro chegou até minhas mãos, e na verdade eu ainda não o li, mas a sinopse muito me interessa. Os capitulos são bem cutinhos o que parece dar uma dinâmica de leitura muito boa. A série conta com dois livros no momento, "O Poder Verdadeiro" e "Efeito Manticore".



4 - Os Sete, de André Vianco
Sinopse: Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria. Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do Departamento de História da Universidade de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderia oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda…
Observações: Esta série é bem popular entre os fãs de histórias de vampiros, e se você curte o tema, vale a pena dar uma olhada.



5 - Dragões de Éter, de Raphael Draccon
Sinopse: Nova Ether é um mundo protegido por poderosas fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas. Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer...



6 - Tratado Secreto de Magia, contos de vários autores
Sinopse com comentários: Eu não sou muito fã de contos, prefiro histórias longas. Mas esse livro tem algumas muito interessantes, comoventes, e até tristes. A editora, Andross, tem diversos títulos e todos eles são de contos, a maioria fantásticos pelo que pude notar. Os autores são novatos em sua maioria, mas mesmo assim você encontra muitas promessas. Não sei se deu para pegar a ideia geral, mas... Vale a pena dar uma olhada nesse livro. Infelizmente ele não é muito fácil de se encontrar, mas se você quiser dê uma olhada na 'Estante Virtual' (aqui), que você encontra alguns exemplares. O volume dois é mais fácil, qoe ue pode ser também uma boa, já que contos não exigem serem lidos na ordem.



7 - Legados Goldshine, de Leandro Reis
Sinopse: Filhos de Galagah, traz a você, personagens inesquecíveis que irão te acompanhar neste mundo de glórias e tragédias. Heróis nobres e companheiros de passado sombrio, que põe em prática o treinamento de uma vida. Galatea é uma heroína de ideais nobres, filha do rei e Campeã Sagrada de sua religião, que parte para uma busca ordenada por seus sacerdotes, dragões. Iallanara é uma bruxa rejeitada pela sociedade, uma assassina fria presa a um ser cruel e misterioso. Ela se juntará à Campeã Sagrada para proteger-se e tentar buscar sua liberdade, criando um relacionamento de mentiras e desconfianças. Por último, Gawyn um elfo criado por humanos, e Sephiros, um elfo forjado para a batalha, serão convidados a proteger estas mulheres, entrando em um relacionamento mais intrigante que qualquer aventura. A jornada os levará à lendária Lemurian, a cidadela invertida, onde o destino decidirá o sucesso ou fracasso na busca do que procura.
Comentários: Eu adoro viajar por outros mundos e acho que essa trilogia é certamente uma viagem das melhores. Não tive a chance de ler o livro ainda, mas já tive contato com algumas histórias do autor (que aliás é muito simpático) e escreve extremamente bem. O livro não é dos mais baratos, mas vale a pena investir. São três livros, o primeiro é o "Filhos de Galagah".

Enfim, é isso meus amigos. Espero que aproveitem a viagem, porque cada um desses livros é uma viagem sensacional e sem precedentes. Alguns deles eu fiz resenha aqui para o blog ou no Skoob, deem uma olhada se quiserem.
Espero nos vermos em breve novamente...
Agora me deem licença porque eu tenho que viajar!

0 comentários:

Postar um comentário

*Comentários moderados
*Cuidado com as palavras que você usa
*Não xingue ou ofenda ninguém, caso contrário você será bloqueado