quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Coisas que me fazem comprar um livro

Li uma vez uma lista em algum lugar falando sobre o que te faz comprar um livro. Sabe, o que é mais relevante, ou o que te dá o primeiro impulso para comprar um livro. Pensando nisso resolvi criar a minha própria lista das coisas que me fazem comprar um livro. Não necessariamente a lista está em ordem de relevância.

1 - O preço: pois é. Infelizmente isso é um fator importante, embora não seja decisivo. Compro livros por muitos outros motivos, mas confesso que não posso nem passar perto de uma promoção sem levar um livro para casa.

2 - A capa ou o título: sim, isso é muito importante para mim. Eu sempre achei que quando um livro tem uma capa bonita e um título legal a chance de você comprar aquele livro é muito maior. Eu já comprei livros somente por causa do título/capa e sim, já me arrependi uma vez, mas felizmente foi só uma. E acho que quando a capa é ruim, você nem tem vontade de ler a sinopse; o livro simplesmente passa despercebido pelos seus olhos.

3 - A sinopse: isso eu acho que é a principal fonte para que a pessoa goste e decida comprar um livro. Mas tem que ser uma sinopse legal, se não você acaba desistindo de um livro, que até poderia ser bom, mas não foi bem apresentado.

4 - O gênero: amo livro de fantasia e sou capaz de comprar um livro só pelo fato de eu ler "outro mundo" ou "magia" e afins. Nunca me arrependi antes. Se você tem um gênero literário favorito é mais facil você gostar de livros que sigam o mesmo estilo.

5 - O autor: eu tenho meus autores favoritos e posso comprar um livro deles sem nem mesmo ler título, sinopse e nada antes.

Acho que é isso aí. Mas também tem coisas que certamente não me fazem comprar um livro, coisas que não tem a minima importância para mim. Tipo:

1 - Best-sellers: eu nunca comprei um livro por ele ser o mais vendido, por ser famoso, por ter virado filme, por ter... enfim. E geralmente eu tenho certa aversão por livros assim. Só o fato de eu perceber que todo mundo tá ledo aquele livro, já me faz ficar em duvida e raramente compro um livro por isso. Os que eu tenho que são best-seller foram comprados antes do boom, ou eu comprei porque realmente gostei da história.

2 - O tamanho: já vi amigos que só comprar livros por eles serem curtos. Não consigo entender essa atitude. Acho que essa é a última coisa que eu olho antes de comprar um livro.

Bem, acho que é isso aí. E vocês? O que os faz comprar um livro?

0 comentários:

Postar um comentário

*Comentários moderados
*Cuidado com as palavras que você usa
*Não xingue ou ofenda ninguém, caso contrário você será bloqueado