quinta-feira, 30 de agosto de 2012

E a continuação? Cadê?


Sabe uma coisa que me deixa fula da vida? Você comprar um livro, que na verdade é parte de uma série (e as vezes você nem sabia disso), e ficar esperando a digníssima editora fazer a tradução e nada. Você espera meses (ou anos) e nada. Isso me tira do sério, principalmente porque eu sei que é porque eles não querem fazer a tradução. Veja, eles só se preocupam em traduzir os best-sellers e o resto que se dane. E eu acho isso uma falta de respeito. Se o livro não vende eles parecem que deixam o projeto de lado. Mas e as pessoas que gostaram daquele livro? Elas não tem o direito de ler a continuação? Ora veja, se uma editora se propõe a traduzir uma série, eu acho que eles deviam levar isso até o fim, e acho que 1 ano para traduzir um livro é suficiente. É o cumulo. Desrespeito para com o leitor, e sei que muita gente vai concordar comigo.

Mas há um outro caso, que muita gente não percebe e reclama mesmo assim. Tem vezes que o livro demora a ser traduzido porque ele simplesmente ainda não foi lançado, e acreditem, escrever um livro não é coisa fácil não. Estou falando isso porque eu li umas pessoas reclamando na época do lançamento do último livro do Ciclo a Herança (a história do Eragon). O livro demorou uns 4 anos para ser lançado, mas nesse caso não foi culpa da editora. O livro original foi lançado em 2011 lá fora e em 2012 aqui. O autor que demorou a concluir a história, não foi a editora que demorou a traduzir. Então, antes de reclamar temos que analisar a situação.

De qualquer forma, para o primeiro caso temos que exercer nosso direito de sermos chatos. Sim, isso mesmo. Mande um e-mail para editora. Mande vários e-mails. Eu mando e-mail para algumas editoras toda semana perguntando a mesmo coisa: Quando é o lançamento do livro tal? Ou Quando você pretendem publicar o livro tal? Faça a sua parte também. Quem sabe eles se cansem de nós e decidam publicar os livros para que paremos de encher o saco. Como disse, é nosso direito querer ler o livro, e se eles se propuseram a publicar, é dever deles fazer a tradução. Não há nada fora dos eixos.

Vamos ver uns casos:



Eu adoro a série “Senhores do Mundo Subterrâneo” e acho que essa é a que me deixa mais p* da vida. Veja você, o primeiro livro foi lançado em 2010 e o segundo logo depois. Durante o ano de 2011 eles lançaram mais 3 livros da série (que já conta com uns 8 no total, eu acho). Mas depois disso... puff. Cadê o resto???? Eles lançaram 5 livros em menos de 1 ano e meio e agora levam mais de 1 ano para lançar outro. Um absurdo.





Outra série que eu adoro e o da Laurie Faria Stolars, Azul é para pesadelos. A série conta com 5 livros e todos eles já publicados lá nos states desde 2010. Pois bem, a editora publicou os dois primeiro e depois mais nada. Faz dois anos desde o útimo lançamento e olha que tem muito mais tempo que o original foi lançado. Muito revolts.







Por último eu cito Jane Austen, a Vampira. Eu nem sabia que isso era uma série quando comprei o livro. Mas é, e agora eu não posso ler a continuação porque a editora não lança outro livro desde 2010. E o pior é que nesse primeiro livro, tem muita coisa que ficou em aberto. Super revolts.





Por isso que eu não leio muitas séries, e quando leio compro aquelas trilogia que já estão completas (é que eu não sou muito chegada a best-sellers). Enfim, estes são as séries que eu tenho e que estão incompletas. Abaixo você vai encontrar links para conhecer mais as séries e links para enviar e-mail para a editora responsável para pedirmos que eles traduzam logo esses livros. Uma ajudinha não cai nada mal e você nem leva muito tempo. E se você tem alguma série que gosta mas também está com o mesmo problema, deixe um recado que eu acrescento ele na lista.


Série Senhores do Mundo Subterrâneo
Último lançamento: 2011
Conheça aqui.
Mande um e-mail para a editora aqui.

Série Azul é Para Pesadelos
Último lançamento: 2010
Conheça aqui.
Mande um e-mail para a editora aqui.

Jane Austen, a Vampira
Último lançamento: 2010
Conheça aqui.
Mande um e-mail para editora aqui.


Juntos a gente deixa todo mundo louco!

Fui! Tenho que mandar alguns e-mails! *risos*

0 comentários:

Postar um comentário

*Comentários moderados
*Cuidado com as palavras que você usa
*Não xingue ou ofenda ninguém, caso contrário você será bloqueado