sábado, 26 de janeiro de 2013

Resenha: A Lua de Yakuza - Shoko Tendo (DL)

Este livro faz parte do Desafio Literário. Confira as classificações e regulamentos nas abas superior do blog.

Livro: A Lua de Yakuza
Autor: Shoko Tendo
Gênero: biografia, drama, superação
Nora: 9


Este livro é uma auto-biografia. Não espere descobrir nele os segredos da Yakuza (para quem não sabe, a Yakuza é como a máfia no Japão, ou algo equivalente). O livro fala da vida da Shoko, e embora cite um pouco a Yakuza, isso porquê a autora está envolvida com ela, a história se foca mais nas experiência pessoais. O que, na minha opinião, é bastante compreensível.

Em ‘A Lua de Yakuza’ ficamos conhecendo um pouco da vida de Shoko Tendo, uma menina que cresceu em meio a Yakuza, seu pai era um dos chefões da organização, cercada de luxo, o que não a impediu de sofrer bullying no colégio, virar uma adolescente rebelde, e se viciar em drogas. Shoko frequentemente fugia de casa para “curtir” com a sua turma. E frequentemente fazia escolhas erradas, principalmente no que se dizia respeito a relacionamentos amorosos. É difícil pensar em como ela ainda esteja viva depois de tanto ter apanhado dos namorados. 

Shoko foi durante algum tempo viciada em Speedy (uma droga) e depois de conseguir se livrar deste vicio, ele resolveu mudar sua vida, e então fez uma tatuagem em seu corpo. Uma tatuagem praticamente de corpo inteiro. Ela diz que este estilo de tatuagem, fechada, no Japão é meio tabu, porque está muito ligado a Yakuza. Mas ela diz que isso foi uma forma de se aceitar e se compreender, aceitar quem ela foi, e principalmente seu pai, que mesmo depois de tudo, ela ainda amava demais.

A história é muito boa. Mostra a força de uma pessoa em superar as dificuldades e a capacidade de se reerguer e não desistir perante dificuldades.

O único porém que eu ressalto é que a escrita é meio... imatura. Percebe-se que não parte de um escritor profissional, eu acho. Algumas passagens correm depressa demais e outras parecem fora de contexto. Mas ainda sim ele é simples e fácil de se ler e compreender.

0 comentários:

Postar um comentário

*Comentários moderados
*Cuidado com as palavras que você usa
*Não xingue ou ofenda ninguém, caso contrário você será bloqueado